quarta-feira, 23 de julho de 2008

Cuidados com piercings - Salmoura.

A higienização de um pequeno ferimento ou novo piercing com uma salmoura morna é a melhor forma de auxiliar a cicatrização. Muitas pessoas utilizam apenas a salmoura em si como única solução de limpeza, porém o calor é um adstringente natural que ajuda a drenar possíveis infecções e pus acumulado no local.

A maioria dos piercers preferem indicar a utilização de sal marinho não iodado, pois é mais fácil de ser encontrado no mercado, porém o sal de rocha ou Haliata tem uma pureza muito superior, além de conter diversos minerais e outras substâncias.

Muitas pessoas também usam o sal comum de cozinha como um substituto. Já o sulfato de magnésio, também conhecido como Sal de Epsom (ou sais de banho) não deve de maneira alguma ser utilizado.

O mais comum é misturar ¼ de colher de chá de sal por 250ml ou 1 copo de água destilada, mineral ou purificada morna. Quando misturada corretamente esta solução deve ter sabor salgado, semelhantes as suas próprias lágrimas, e ter no máximo uma temperatura de 40 graus (aproximadamente a temperatura de nosso corpo).

Para efetuar a limpeza de uma nova perfuração, umedeça uma gaze ou algodão, de preferência estéril, nesta solução e faça compressas por aproximadamente 2 a 3 minutos, sem esquecer de troca-las algumas vezes durante o processo para facilitar a remoção da secreção e células mortas do local.

Infelizmente ainda não temos nenhum produto disponível no mercado nacional semelhante ao H2Ocean, que é uma solução de salmoura estéril e purificada, vendida em sprays. Quem sabe algum fabricante resolva lançar algo parecido por aqui também, o que não seria nem um pouco ruim!

Fontes: BMEzine.com Encyclopedia, e Wikipedia. Imagem: Assembléia de Deus (rs...)

40 comentários:

  1. penso que essa "receita" dá algo semelhante a algo que temos por cá que é soro ficiologico...é uma ~"aguinha salgada" que vendem nas farmacias ... ai nao tem?

    *

    ResponderExcluir
  2. penso que essa "receita" dá algo semelhante a algo que temos por cá que é soro ficiologico...é uma ~"aguinha salgada" que vendem nas farmacias ... ai nao tem?

    *

    ResponderExcluir
  3. este meu computador agora manda dois comentarios simultaneos :X desculpa^^

    ResponderExcluir
  4. este meu computador agora manda dois comentarios simultaneos :X desculpa^^

    ResponderExcluir
  5. Soro fisiológico é pra limpar lente de contato. Quanto mais salgado, melhor.
    A propósito, eu continuo com o esparadrapo no microdermal... Fez 1 mês dia 20 (trocado periodicamente, lógico!).

    ResponderExcluir
  6. Olá Jennifer!

    O soro é semelhante em sua formulação, porém não é igual. 100 mL de soro fisiológico contem 0,354 gramas de Na+ e 0,546 gramas de Cl-, com pH = 6,0.

    Já o sal, também contém por vezes aditivos, tais como iodetos e vários agentes antiaglomerantes.

    O sal marinho contém cerca de 84 elementos, e quando puro, contém iodo de fácil assimilação e em quantidades ideais, além de magnésio sob a forma de cloreto, bromato, sulfato etc., tudo de origem natural.

    Espero ter esclarecido suas dúvidas,e sempre que possível, me questione novamente, ok!

    Abração!

    ResponderExcluir
  7. ;D okey...é por k cá nos mandam usar isso...brigada pelo esclarecimento*

    ResponderExcluir
  8. que é isso Jennifer!
    É sempre um prazer esclarecer algo para alguém, principalmente pra vc que está sempre por aqui :)

    ResponderExcluir
  9. Gostei do post. Esclareceu minhas duvidas sobre salmoura e tbm sobre o Soro Fisiológico. Gostaria de saber se o sal de cozinha pode ser usado para fazer a salmoura e qual a diferença. Obrigado.

    ResponderExcluir
  10. Dantiele:

    Até pode, mas não tem a mesma eficácia, pois o iodo utilizado nos sais de cozinha é químico, e não natural. Sem contar os demais componentes que são extraídos durante o refinamento do mesmo.

    ResponderExcluir
  11. Queria saber se eu posso usar esse sal de cozinha , pra fazer a salmoura ?
    E quantas vezes ate cicatrizar eu teria que fazer isso ?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  12. EvolutionBody me esclareça um detalhe, faço a limpeza e o piercing de argola no nariz , é presciso girar ele ? é feito no banho ou na hora da limpeza ?

    ResponderExcluir
  13. Thally: Não use sal de cozinha, pois o mesmo possui iodo quimico em sua formulação. Use o sal marinho natural. A salmoura é recomendada até a completa cicatrização do local perfurado, e esse tempo varia bastante.

    Anonimo: Pode girar a jóia com cuidado na hora da limpesa, porém cuide para a parte da abertura da peça não passar pela perfuração. No banho é a melhor hora para realizar o procedimento, com certeza.

    ResponderExcluir
  14. Ola Boa tarde!!
    Gostaria de saber se o sal marinho que usamos na cozinha pode ser prejudicial para a cicatrização?

    ResponderExcluir
  15. sera que posso usar sal de cozinha p limpar o piersing?

    ResponderExcluir
  16. Olá, gostei mto do seu post!! (: por enquanto só tenho sal de cozinha normal, será q tem algum problema eu usar ele no piercing? Obrigada!

    ResponderExcluir
  17. Coloquei meu piercing no umbigo a duas semana e ele esta dolorido, e ele ta vermelho na bolinha de cima isso é normal?
    Gostaria de saber se a compressa depois que feita é para limpar com o cotonete sem deixar o local úmido?
    Eu só uso o sabonete protex e onde eu furei ele falou para mim passar uma pomada Nebaciderme só que eu n to passando.
    E uma outra duvida eu posso comer chocolate?

    ResponderExcluir
  18. posso fazer pra piercing de freio ?

    ResponderExcluir
  19. acabei de fazer a salmoura e to com ela no nariiz a 3 min mais coloquei agua gelada sera q resolve?

    ResponderExcluir
  20. Eu faço salmoura com sal de cozinha, e o piercer disse que pode ser assim, não deu nenhum problema com meus piercings, passo anti-séptico de uso externo também.

    ResponderExcluir
  21. Posso usar o sal de cozinha no piercing de umbigo ?
    Valeew !

    ResponderExcluir
  22. Ola! Onde eu emcontro salmoura pois ja procurei nas farmacias e nas loja de produtos naturais e n emcontro...estou fazendo a limpesa com o sal que o venderdor da lj de produtos naturais mi vendeu estou vendo o resutado mais quero emcontra o salmoura. .. Desde ja Obrigada!

    ResponderExcluir
  23. Olá, Gostaria de saber se a salmoura cura queloide?

    ResponderExcluir
  24. O sal marinho todos são iodado tem alguma problema?
    Posso fazer o salmora com aquele sal q eles dão pra vaca?

    ResponderExcluir
  25. Ao invés de usar o sal de cozinha que e mais comum e todos tem posso usar o sal grosso?

    ResponderExcluir
  26. Coloquei pircing no umbigo e queria saber se posso fazer a salmoura com sal de cozinha mesmo?

    ResponderExcluir
  27. Coloquei Piercing a uma semana e ele infeccionou e ficou com uma bolinha de pus nos dois lados do furo (furei o septo) ai comecei a usar o salmoura ontem e já estou vendo uma GRANDE MELHORA! estou usando sal de cozinha mesmo.

    ResponderExcluir
  28. Queria saber se tem algum problema usar sal marinho iodado ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloquei meu pinc no umbigo tou usando sal de cozinha

      Excluir
  29. O sal é maravilhoso, pois cria um meio iônico, onde as bactérias que geralmente causam a infecção não aguentam, assim, esterilizando o local e ajudando na cicatrização. Tenho diabete e minha cicatrização sempre foi difícil, e só com a salmoura que consigo a completa cicatrização. E evitem mexer na jóia, quanto menos colocar a mão e tirá-las melhor!

    ResponderExcluir

Gostou? Comente. Não gostou? Comente também!