sábado, 2 de fevereiro de 2008

Superbactéria se espalha na comunidade gay

Uma epidemia assusta moradores de San Francisco, CA (foto). Isto está acontecendo devido a uma uma importante mudança no comportamento de uma bactéria já conhecida e perigosa, o Staphylococcus Aureus multirresistente.
Desde a década de 80, ele se tornou imune às drogas convencionais.
Enquanto no grupo gay a bactéria atingiu uma a cada 588 pessoas, a média de infecção na cidade é de uma a cada 3.800 pessoas. Ou seja, as chances de os homossexuais desse distrito contraírem o microorganismo revelaram-se 13 vezes maiores do que os riscos dos heterossexuais. No entanto, isso não quer dizer que o sexo seja a principal via dessa contaminação excepcional.
A transmissão durante o ato sexual é mais ou menos importante em relação a outros tipos de contato, como ter um pequeno machucado na mão e acariciar a pele de outra pessoa portadora dessa bactéria diferenciada.
O contágio do Staphylococcus Aureus, multirresistente ou não, se dá simplesmente pelo toque. Ele não é transmitido pelo sangue e tampouco pode ser classificado como uma doença sexualmente transmissível, a exemplo da sífilis, também causada por uma bactéria. Encontrado na pele desde a sua forma mais simples até as mais resistentes, o microorganismo aproveita qualquer lesão na superfície cutânea e especialmente nas mucosas para invadir o organismo e cair na circulação sangüínea. “Uma vez obtido o acesso, pode provocar desde inflamações leves em arranhões até infecções generalizadas e pneumonias muito graves”, explica a infectologista Heloísa Ravagnani, do Hospital Santa Lúcia, de Brasília. Tudo depende da versão da bactéria.
Bastante agressivas, a antiga e a nova forma da bactéria podem levar à morte entre 10% e 20% das pessoas infectadas.

Abaixo, algumas dicas para prevenção de contagio dessa superbactéria:

• Lavar as mãos regularmente é a melhor maneira para evitar o contágio e a disseminação do staph, inclusive o MRSA. Mantenha as mãos limpas, lavando-as freqüentemente com água morna e sabão ou desinfetante para mãos, especialmente após contato direto com a pele de outra pessoa.
• Mantenha cortes e arranhões limpos e cobertos com curativo até terem cicatrizado.
• Evite o contato com feridas ou curativos de outras pessoas.
• Evite compartilhar objetos pessoais como toalhas, esponjas, escovas de dente e lâminas de barbear. Compartilhar estes objetos pode transmitir o MRSA de uma pessoa para outra.
• Mantenha a sua pele saudável e evite deixá-la seca e quebradiça, especialmente durante o inverno. Uma pele saudável ajuda a manter o staph na camada superficial, evitando causar uma infecção por baixo da pele.
• Se você tiver uma infecção de pele que não melhora, contate um médico.


Fontes: Isto É e Massachusetts Department of Public Health.

2 comentários:

  1. pois eh...
    com saude nao se brinca.
    higiene mil porcento, e camisinha sempre tambem!
    vlw!

    http://todoscomsaude.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Tem outra dica:

    Não dê o cú!

    []'s
    Compulsivo

    ResponderExcluir

Gostou? Comente. Não gostou? Comente também!