sexta-feira, 11 de abril de 2008

Ritual de perfuração hindu

Rituais de autoflagelação são tradicionais em muitas religiões. Entre os hindus, é uma prática levada aos extremos. Na Malásia, o festival anual de Thaipusam é uma ocasião pública de autosuplício, uma verdadeira exibição de resistência à dor.

As celebrações começam nas primeiras horas do primeiro dia de Thaipusam, quando a carruagem de Murugan é conduzida pelas ruas Kuala Lumpur (capital do país) até o Templo de Sri Bubramaniar nas cavernas calcárias de Batu. Ao pé da montanha que abriga o templo está a estátua de Lord Murugan, com 40 metros de altura, considerada uma das mais altas do mundo.

Os penitentes perfuram o rosto e corpo com os mais inusitados objetos, como pode ser visto nas fotos abaixo (clique nelas para ampliar). Espadas, lanças, velas, guarda-chuvas e até um cortador de grama são atravessados pelas bochechas dos devotos, que caminham durante quilômetros em sinal de devoção.





Vale lembrar que a imposição do automartírio não é uma peculiaridade do hinduísmo. Entre os cristãos do primeiro e segundo milênio d.C. especialmente na Idade Média, essas práticas eram adotadas como uma forma de purificação do corpo e da alma. Vários adeptos desse "sofrimento voluntário" se tornariam santos posteriormente, na cultura cristã.

Fonte: Pulse Of The Planet, Channel New Asia e JahMusic. Fotos: ZiZa

6 comentários:

  1. Viu? Por isso que eu digo que esterilização é para os fracos!

    ResponderExcluir
  2. hahahahahahaha...

    Como falei anteriormente, tenho medo desses povos, rs.

    Depois acontecem coisas assim e eles reclamam:
    http://bp1.blogger.com/_z_ZkF_l8Buc/R_00Y6frhNI/AAAAAAAABC4/77cX-Jqb3BE/s1600-h/bebe+shiva.jpg

    ResponderExcluir
  3. Opus Dei, que é católica ainda é assim, certo? tudo em nome da religião...

    ResponderExcluir
  4. Isso mesmo Fernando... Bem lembrado!

    ResponderExcluir
  5. Só pra citar tem também o "Vegetarian Festival", na Tailândia, que é algo parecido com o Thaipusam, e lá os menores de 18 não precisam de autorização judicial para participar... Rsrsrs...
    Já entre a Cristandade, vê-se que as coisas mudaram bastante de uns séculos para cá. Surgiu até aquela polêmica (agora vem a dificuldade...) sobre um certo trecho da Bíblia (não sei qual) que eu já vi sendo discutido em algum lugar (não sei onde, pode até ser que vc tenha postado aqui), que diz algo como: "Não marcarás teu corpo..." e algumas outras coisas que eu não lembro, mas que, se tomadas ao pé da letra, fariam de todos os tatuados, perfurados e modificados em geral pecadores condenados ao inferno. No entanto vários mártires voluntários foram reconhecidos como santos. Isso é ou não uma contradição?
    Já imaginou que nós poderemos, daqui a alguns muitos anos, ser canonizados pela Igreja devido ao nosso culto à dor?

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Gostou? Comente. Não gostou? Comente também!