quinta-feira, 5 de junho de 2008

As plantas tem sentimentos?

Clique na imagem para ampliar.

Anúncio criado para o restaurante vegetariano Keimling, que não faço a mínima idéia de onde seja. Uma belo trabalho, sem dúvida, porém utilizei essa imagem apenas para introduzir o assunto desse post.

Não sou vegan, vegetariano, nem nada desse tipo. Muito pelo contrário, sou completamente carnívoro. Também respeito quem faz suas escolhas, sejam elas qual forem. O que me incomoda as vezes é a maneira com que certas pessoas defendem suas ideologias, ou seja, elas pensam que existe apenas uma maneira de pensar e agir, e que essa maneira tem que ser exatamente igual a sua.

Ontem ao ver o programa Caçadores de Mitos - Mythbusters - no canal Discovery, me surpreendi com um teste realizado por eles. O teste era uma reprodução da mesma experiência feita em 1966 pelo inventor do polígrafo Cleve Backster. A experiência consistia em colocar eletrodos nas folhas de uma planta para testar a variação que ela apresentava diante de diversas manifestações, tanto físicas quanto mentais.

Assim como no experimento de Backster, os testes feitos pelos Caçadores de Mitos mostraram a mesma coisa, ou seja, que as plantas reagem sim a estímulos externos. Essa reação foi um pouco maior quando elas foram submetidas a estímulos físicos, como quando bateram ou mexeram nelas de maneira agressiva.

Porém o mais impressionante é o fato das plantas também terem reagido a estímulos mentais! O simples fato de uma pessoa próxima pensar em fazer algum mal a elas acarretou numa variação detectada pelo polígrafo, o que não aconteceu quando a pessoa tinha apenas pensamentos agradáveis em relação a essas mesmas plantas.

Abaixo o vídeo que mostra uma parte dessa experiência reproduzida pelos Caçadores de Mitos no programa de ontem (em inglês):

Agora fica a seguinte questão: certas pessoas condenam quem come carne, pois consideram errado matar um animal para que ele sirva de alimento, pois os mesmos tem sentimentos, sentem dor, sofrem etc... Mais e as pobres plantinhas? Elas também não são seres vivos, com sentimentos e tudo mais?

E para você, o que parece mais correto? Qual sua opinião sobre esse assunto?

Foto: PorAcaso.com. Vídeo: BuzzHumor.com. Demais informações: Galileu, Wikipedia e Mythbusters

3 comentários:

  1. Acho a tua ideia completamente errada a tua ideia. alias aconselho vivamente a veres este video:

    http://www.youtube.com/watch?v=VqSofGou2Hs

    As plantas não exprimem sentimentos, não tem um coração, são plantas, não são animais. Nos somos animais, sendo racional ou irracional temos um coração, eles tem um coração. Imagina o medo que eles devem sentir quando vêem a sua família a ser mutilada.

    Uma coisa é a luta pela sobrevivência, outra coisa é cultivar animais e mutilalos.Imagina que derrepente eramos invadidos por uma raça superior a nossa, e que comia humanos como forma de sobrevivencia, claro que irias de ver o teu filho, ou teu pai a ser cortadinho aos bocados, ve-lo a sofrer. Tu irias aceitar bem pois és completamente carnivoro e irias entender o facto de que a tua familia ia ser comida para alimentar outras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então meu pobre Labrador você quer dizer que só pode expressar sentimentos quem tem coração? então a sua conclusão transporta o amor e todos os demais sentimentos no plano carnal então nenhum sentimento nobre vêm da alma. Você acaba de destruir
      todas as religiões da terra com a sua afirmativa

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Gostou? Comente. Não gostou? Comente também!