quinta-feira, 19 de junho de 2008

Perguntas idiotas, respostas idem!

Quem trabalha na área de tatuagem e piercing com certeza escuta inúmeras perguntas “no-sense” todos os dias. Vou tentar descrever algumas aqui, tendo como base minha própria experiência. Caso alguém tenha mais algum exemplo, fique a vontade para deixa-lo nos comentários.

Pergunta:
Quanto custa pra fazer uma tatuagem? E pra colocar um piercing?
Resposta:
Oras... Assim como na oferta de qualquer outro produto ou serviço, os valores variam conforme o que será oferecido. Seria a mesma coisa que alguém entrar em uma concessionária de automóveis e perguntar: “quanto custa um carro?”. Nesse caso, o mínimo que a pessoa precisa saber é o modelo que ela deseja, a cor, acessórios, etc. Com uma tatuagem ou um piercing o processo é o mesmo. A pessoa precisa decidir antes o que deseja fazer, ou seja, escolher o desenho, local e tamanho da tatuagem ou quando se trata de piercing, definir o local do corpo e a jóia que será utilizada (material, modelo, etc...).

Pergunta:
Dói pra fazer isso? (seja para tatuagem ou piercing)
Resposta:
Imagina... Ao fazer uma tatuagem, várias agulhas vão perfurar sua pele milhares de vezes por minuto para introduzir o pigmento. Tendo em vista que para uma tatuagem pequena se leve em média uma meia hora, e que se utilize aproximadamente 5 agulhas, faça as contas de quantas perfurações você levará nesse tempo! Fora isso, cada pessoa ou local do corpo apresenta uma sensibilidade diferente. Resumindo, DOI SIM, mais não conheço ninguém que tenha morrido por esse motivo!
Já para os piercings, perguntar se dói atravessar uma agulha em alguma parte de seu corpo é o mesmo que perguntar se água mata a sede ou se correr cansa! CLARO QUE DÓI, porém isso faz parte do processo. Desde a antiguidade, essas perfurações já eram feitas como um sinal de coragem ou para marcar a passagem de alguma etapa da vida de um indivíduo, justamente porque implicavam uma certa dor. Como citei anteriormente acima, praticamente todos sobrevivem sem maiores traumas a este processo!

Pergunta:
Não sai mais? (para tatuagens).
Resposta:
Respire fundo, conte até 5 e responda: mas é claro que sai... Uns 200 anos depois que eu morrer tenho certeza que não restará mais nenhum desenhinho pra contar a história!


Pergunta:
E se você se arrepender ou enjoar?
Resposta:
Paciência... Não sou a mãe Diná para prever o que acontecerá no futuro. Por exemplo, nunca tive vontade de cortar um de meus dedos porque enjoei dele. Assim como uma tatuagem, meus dedos fazem parte do meu corpo, e como o corpo é meu, não se meta por favor!
Você até pode acabar se arrependendo, caso procure algum estúdio de “1,99 Tattoo & Piercing” da vida para fazer o serviço. Nesses casos, com certeza o arrependimento pode tardar, mais não falha!

Pergunta:
E quando ficar velho?
Resposta:
Ah, com isso não me importo. Até lá os carros já vão voar e meus melhores amigos serão robôs!

4 comentários:

  1. realmente sao perguntas estupidas...frequentemente as pessoas fassem esse tipo de perguntas e nao é so a voce que é tatuador...
    é obvio que doi, mas a dor faz parte e a tatuagem perderia o gosto...
    o preço? interessa é que seja feita com gosto, seja algo que agente gosta, e que principalmente seja bem feita e com as condiçoes de higiene devidas...
    vou-m fartar? axo que nao, no maximo vou me acostumar, vai fazer parte de mim...é como um sinal...
    ...a minha preferida é...voce vai conseguir axar trabalho desse jeito? se o meu trabalho for bem feito de certeça que arranjo...
    ;D

    ResponderExcluir
  2. Não acho que sejam perguntas tão estúpidas quando feitas a um profissional. Geralmente, esse tipo de pergunta é feito por pessoas que não conhecem a BodyMod e estão pensando em fazer um piercing ou tattoo. Dificilmente alguém que já fez algum desses procedimentos vai perguntar se dói, se sai, essas coisas.
    Quanto ao preço, é algo natural do comércio. Como a maioria de nós não pode se dar ao luxo de gastar sem planejamento, perguntamos antes quanto as coisas custam para ver se está dentro das possibilidades. O problema é o contexto da pergunta: a pessoa precisa ter o mínimo de idéia sobre o que quer. A partir daí, o "quanto custa" passa a fazer parte da negociação.
    Quanto à tatuagem, sair não sai. Mas a pergunta a respeito do arrependimento é válida, uma vez que existe o cover-up. Acho que é um dever do tatuador explicar a técnica e as condições em que poderá eventualmente ser aplicada.
    Infelizmente, vcs profissionais têm o "dever de informar corretamente o consumidor acerca das características, riscos e segurança dos produtos e serviços" - tá no Código de Defesa do Consumidor - mas essas perguntas são intragáveis quando feitas a nós, simples modificados, por pessoas que te abordam na rua apenas por curiosidade.
    Agora, o tal do "e quando ficar velho?" é pra acabar mesmo...

    ResponderExcluir
  3. Gisleine, claro que isso era só uma brincadeira. Com certeza não são respostas que devem ser dadas aos clientes. É algo do tipo, "as vezes da vontade de dizer isso..."

    Nunca me incomodei em dar explicações, pelo contrário. até considero isso uma virtude em meu trabalho. talvez por gostar tanto disso, sinto prazer debatendo o assunto.

    Finalizando, quem não tem aquele dia de fúria, onde se tem vontade de responder a tudo com uma cara feia? rs...

    Abração, e até daqui a pouco ;)

    ResponderExcluir
  4. Jennifer.

    Concordo com vc. Realmente, o que mais deixa essas perguntas "idiotas" é o contexto onde elas são utilizadas...

    Mais fazer o que né, faz parte! Nem só de coisas boas se constrói uma carreira, e tudo são formas de se aprender algo :)

    Abração

    ResponderExcluir

Gostou? Comente. Não gostou? Comente também!