terça-feira, 5 de agosto de 2008

Verdades sobre a Suástica - Swastika.

Em uma postagem recente, surgiu um comentário a respeito da cruz suástica que o fulano possuía no dedão do pé. Prontamente me comprometi a fazer um post a respeito disto, pois é um assunto que ainda gera muita polêmica.

Vou dar uma pequena resumida no texto encontrado na Wikipédia, que por sinal está bem completo. Quem se interessou pelo assunto não pode deixar de ler! Pois bem, vamos lá:

"A suástica ou cruz gamada é um símbolo místico encontrado em muitas culturas em tempos diferentes, dos índios Hopi aos Astecas, dos Celtas aos Budistas, dos Gregos aos Hindus. Os símbolos a que chamamos suástica possuem detalhes gráficos bastante distintos..."

"A palavra "
suástica" deriva do sânscrito svastika, significando um amuleto da sorte e uma marca particular de pessoas ou coisas que trazem boa sorte. Ela é formada do prefixo "su-", significando "bom, bem" e "-asti", uma forma abstrata para representar o verbo "ser".

"Suasti significa, portanto, "bem-ser". O sufixo "-ca" designa uma forma diminutiva, portanto "suástica" pode ser literalmente traduzida por "pequenas coisas associadas ao que traz um bom viver (ser)".

"...A representação nazista tem os braços apontando para o sentido horário, ou seja, indo para a direita e roda a figura de modo a um dos braços estar no topo... Ela foi adotada por Adolf Hittler provavelmente por se assemelhar a uma engrenagem, supostamente para simbolizar sua intenção de uma revolução industrial na Alemanha,
porém sua origem deriva do Budismo e que significa "bons ventos".

Para saber mais sobre o assunto, clique na imagem da bandeira e leia todo o texto encontrado na Wikipédia.

6 comentários:

  1. Eu gosto do simbolo. =] (Do SILBOLO) Eu disse simbolo? Hhahahaha... Só pra garantir que não haverá nenhuma má interpretação.

    Enfim, sei que o moço Hitler escolheu justamente a suástica por um significado asteca que tinha algo a ver com "renovação" ou algo assim. Mas na realidade tem inuuumeras teorias de porque ele escolheu isso. Acho que ele só viu num livro e disse: "humm, isso é bonito, quero isso!" E depois todos bobos tentando dar sentido, hahahaha :P

    ResponderExcluir
  2. é incrivel como ele concegui transformar esse simbolo que sighnifica tantas coisas boas (cientificamente), num dos principais simbolos de represantaçao ao racismo e todos os males cometidos pelo nazismo, por fim hitler tansformou "suástica" em algo que nos remonta para um dos crimes mais conhecidos da historia "o genocidio" (designado por limpeza étnica"...
    ;D

    ResponderExcluir
  3. phormiga: pra variar, concordo com vc novamente. tmb acho um SÍMBOLO interessante, e não costumo associa-lo ao nazismo justamente por conhecer um pouco de sua história!

    Jennifer: Como tudo na vida, existem sempre os bons e os ruins... Infelizmente as vezes uns acabam pagando pelos erros dos outros (como no caso deste símbolo tão belo)

    E desculpem as duas pelas faltas de atualizações, ok... Probleminhas com a conexão, ok!

    ResponderExcluir
  4. esse sibolo tbm eh conhecido como manji...

    eh alguma coiza parecida com o 'yin/yang'...

    dia/noite,bom/mau,chaos/hordem...

    li isso em 'blade:a lamina do imoratl'.

    ResponderExcluir
  5. só acrescentano

    Cruz Gamada (Suástica): A suástica representa a energia do cosmo em movimento, o que lhe confere dois sentidos distintos: o destrógiro, onde seus "braços" movem-se para a direita e representam o movimento evolutivo do universo, e o sinistrógiro, onde ao mover-se para a esquerda nos remete a uma dinâmica involutiva. No século passado, essa cruz adquiriu má reputação ao ser associada ao movimento político-ideológico do nazismo. xPPP



    by spectrumgothic.com.br

    ResponderExcluir
  6. rato e Vitor: Valeu pelas considerações! Este post rendeu mais comentários positivos do que eu esperava... Achava que ia chover críticas! Legal que a galera entendeu o espírito da coisa!

    ResponderExcluir

Gostou? Comente. Não gostou? Comente também!