segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Body Piercing: Qualidade x Preço.

Volta e meia falo aqui sobre problemas causados por perfurações feitas de maneira errada ou com jóias de péssima (ou nenhuma) qualidade. Quem ainda não conhece este lado do blog, é só acessar o marcador "Trash" para saber do que estou falando...

Conforme prometido na postagem intitulado "ANVISA regulamentará materiais de tatuagem", vou falar um pouco sobre a qualidade das jóias de body piercing utilizadas na maioria destes casos. Abaixo, um texto retirado do site do IPT - Instituto de Normas Tecnológicas:
A equipe do Laboratório de Metalografia e Análise de Falhas da Divisão de Metalurgia do IPT realizou ensaios em quatro piercings que causaram reações alérgicas durante a sua utilização. O objetivo era caracterizar o material das jóias e verificar sua adequação às normas técnicas para materiais metálicos de implantes.

Os resultados indicam que em nenhum caso os materiais utilizados se adequavam aos requisitos mínimos de composição química estabelecidos pela norma ABNT. "Três delas foram produzidas em aço inoxidável, apresentando teores de níquel e cromo abaixo dos teores mínimos especificados pela norma. Eram mais susceptíveis à corrosão, enquanto a quarta jóia foi feita com uma liga ferro-nióbio", explicou Azevedo, um dos responsáveis pelos testes.

Os resultados evidenciam que os materiais analisados não são biocompatíveis. O implante de materiais sem essa propriedade pode causar desde reações alérgicas, até mesmo danos permanentes à pele e a órgãos vitais. Os processos de corrosão e desgaste do implante podem ocasionar a liberação de debris (partículas metálicas ou plásticas) ou de íons metálicos solúveis no corpo humano. Cromo e níquel, por exemplo, são considerados agentes cancerígenos no ambiente industrial.

Os usuários de piercings podem apresentar reação alérgica ao níquel. A reações mais moderadas envolvem inchaço e vermelhidão no local da perfuração e dificuldades de cicatrização. O níquel é considerado a causa mais comum de alergia de contato em vários países. Estima-se que entre 10 a 20 % da população seja sensível ao níquel.

Segundo Azevedo, a falta de normatização de materiais para body-piercing não é um problema local. "Mesmo os EUA ainda não possuem uma legislação específica, mas vários estúdos internacionais já anunciaram a utilização de materiais que seguem os critérios de materiais para implantes cirúrgicos das normas ASTM (American Society for Testing Materials) ou ISO (International Organization for Standardization). Entre os materiais biocompatíveis utilizados atualmente em body-piercing, destacam-se tecnicamente o politetrafluoretileno, um polímero usado em válvulas cardíacas apresentando alta biocompatibilidade, juntamente com o titânio puro", completa Azevedo.
Prestaram atenção nas partes em negrito? Caso conheçam alguém que queira colocar um piercing e cogite a hipótese de procurar quem ofereça o menor preço, não deixe de alertar a pessoa dos riscos que ela estará correndo com esta atitude. Neste caso, a qualidade do serviço é proporcional aos seus custos, quase que inevitavelmente!

Fonte: IPT. Fotos: Arquivo pessoal.

5 comentários:

  1. é sempre importante procurar qualidade em 1º lugar, porque "o barato sai caro"...

    ResponderExcluir
  2. http://lumerkoz.edu I bookmarked this site., http://malgorz.com/members/Buy-Isotretinoin.aspx cdbswe auxilio http://riderx.info/members/Buy-Dostinex.aspx ambon remington http://barborazychova.com/members/Buy-Premarin.aspx resolving http://malgorz.com/members/Buy-Augmentin.aspx sooty muriel http://msdnbangladesh.net/members/Buy-Atacand/default.aspx paessun kiem

    ResponderExcluir
  3. Ridiculous story there. What happened after? Good luck!
    Also visit my homepage :: transfer news soccernet

    ResponderExcluir
  4. Appreciation to my father who stated to me concerning this web site, this blog is genuinely remarkable.
    My web page :: transfer news premier league sky sports

    ResponderExcluir

Gostou? Comente. Não gostou? Comente também!