quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Brincando de Deus, literalmente.

Exatamente hoje, dia 10 de setembro de 2008, a humanidade será contemplada com um dos maiores acontecimentos da ciência nos últimos tempos: a simulação do Big Bang, a grande explosão cósmica que teria dado origem ao universo. É a primeira vez que o homem ousa imitar, reunindo e combinando teorias e elementos de todos os campos da tecnologia, o mais incrível fenômeno astronômico. Ele se desenrolará a 100 metros de profundidade na fronteira da Suíça com a França e envolve a mais gigantesca e fantástica máquina já construída: o Grande Colisor de Hádrons (imagem acima), ou simplesmente LHC (Large Hadron Collider).

Esta experiência vai acelerar prótons a uma velocidade próxima à da luz (300 mil quilômetros por hora) e fazer com eles se choquem entre si em quatro pontos de colisão. O objetivo é promover a desintegração de partículas, para que outras se criem e, a partir daí, tentar responder a perguntas fundamentais para qualquer área do conhecimento humano: como o universo começou? De que ele foi feito? Existem outras dimensões?
Pra quem não entendeu muito bem (assim como eu), a ilustração acima pode dar uma ajuda. Clique nela para ampliar.

O mais interessante porém é o que dizem alguns cientistas:
"Este equipamento pode provocar uma catástrofe de dimensões cósmicas, como um buraco negro que acabaria por destruir a Terra.

No entanto, apesar das alegações de uma suposta criação de um buraco negro, o que de fato poderia ocorrer seria a formação de strange quarks, possibilitando uma reação em cadeia e gerando a matéria estranha; esta possui a característica de converter a matéria ordinária em matéria estranha, logo gerando uma reação em cadeia na qual todo o planeta seria transformado em uma espécie de matéria estranha."
Que coisa... Isso sim que é querer brincar de Deus, heim. Mais convenhamos, precisava ser com um brinquedinho tão caro assim (aproximadamente 10 bilhões de dólares).

Fonte: Isto É, CNN e Wikipédia.

6 comentários:

  1. Cara, isso é tão grandioso que a minha mente (e acho que a da maioria das pessoas também) apesar de fazer uma vaga idéia do que está acontecendo lá não tem uma noção suficientemente clara do que o acelerador de partículas representa! Desenvolvido pelos cientistas do CERN (quem leu Anjos e Demônios vai se lembrar), o aparelho está simplesmente tornando realidade o que antes parecia delírio de ficção científica.
    Sinceramente, eu gostaria de ter 10% da inteligência desses caras que desenvolveram o acelerador! É magnífico!!!
    Parece que a realidade presente em "Eu, Robô" e "Minority Report" está cada dia mais próxima!

    ResponderExcluir
  2. Enquanto eu fui lendo isso, um video foi se passando na minha mente, sobre o uso desse aparelho. E no filminho da minha mente, já eras a vida na terra.

    Agora, não sei se o videozinho que passou na minha mente foi porque eu vi em algum lugar ou eu sonhei, ou sei lá.

    Fiquei com medo agora.
    =/

    ResponderExcluir
  3. Gislaine: Realmente, porém a remota hipótese de um buraco negro no sub-solo da terra me assusta!

    phormiga: Calma... Esta maquina não foi construída por ET's (creio eu) rs...

    ResponderExcluir
  4. EvoBody: não me assusto com isso. Mas gostaria de estar aqui para assistir (se não for demorar muito). Aliás, espero ansiosamente pela chegada do Apophys (aquele meteoro grandão que poderá colidir com a Terra e destruí-la daqui a 30 anos, aproximadamente). Mas esse eu não vou ter paciência pra esperar.

    ResponderExcluir
  5. Gisleine: 30 anos? Huuuum... Até lá vou estar com 58 anos! Praticamente um Bebê ainda, rs.

    E que papo mais depressivo heim senhorita!

    Ainda prefiro uma invasão alienígena, que as máquinas dominem o planeta, ou algo mais "cinematográfico", kkkk...

    ResponderExcluir
  6. EvoBody: Não é papo depressivo, é papo realista. Pra mim, deprimente é ficar velho, feio, enrugado, caduco e dependente dos outros até mesmo para limpar seu próprio traseiro, sem perceber que as pessoas permanecem à sua volta não por respeito ou afeto, mas tão somente por mera obrigação e pena. E acredite: eu sei exatamente do que estou falando. Além do mais, ser politicamente correta nunca foi o meu forte mesmo...

    ResponderExcluir

Gostou? Comente. Não gostou? Comente também!