quinta-feira, 18 de setembro de 2008

PTFE ou Teflon piercing

Jóia para surface piercing feita em PTFE.

Para quem ainda não conhece, este surface bar acima tem sua haste feita em PTFE (Politetrafluoretileno). Este Teflon começou a ser largamente utilizado na confecção de jóias para body piercing por possuir excelentes características, como pode ser visto abaixo:
"...A principal virtude deste material é que uma substância praticamente inerte, não reage com outras substâncias químicas exceto em situações muito especiais. Isto se deve basicamente a proteção dos átomos de fluor sobre a cadeia carbônica. Esta carência de reatividade permite que sua toxicidade seja praticamente nula sendo, também, o material com o mais baixo coeficiente de atrito conhecido. Outra qualidade característica é sua impermeabilidade mantendo, portanto, suas qualidades em ambientes úmidos. Por estas características especiais, além da baixa aderência e aceitabilidade ótima pelo corpo humano, ele é usado em diversos tipos de prótese."
Por apresentar uma ótima bio-compatibilidade, o PTFE começou a ser largamente utilizado pelos melhores profissionais da área, substituindo o aço cirúrgico e até mesmo o titânio em algumas peças, além de possibilitar a confecção de outros modelos de jóias exclusivas justamente por apresentar algumas características próprias (como a maleabilidade por exemplo).
A popularização deste material acabou fazendo com que surgissem alguns outros similares no mercado, porém sem as mesmas características (como o bio-plástco e nylon por exemplo), só que com um valor muito inferior. Abaixo algumas dicas para reconhecer quando realmente se trata de PTFE:
  • O PTFE pode sim ser autoclavado sem problema algum. O que pode acontecer é que se a conformação da peça não for feita numa temperatura adequada ela pode voltar a adquirir sua sua forma original por causa do calor gerado durante a esterilização (aproximadamente 130 graus).
  • Atualmente não existe PTFE em cores, somente no tom esbranquiçado, translúcido (como o da foto acima), podendo variar para mais ou menos branco.
  • Para saber se o material realmente é PTFE, coloque-o em contato direto com fogo. Ele deverá amolecer e ficar mais transparente, sem derreter ou queimar. Ao resfriar a peça, ela voltará a sua forma original. Só lembrando que se este teste for feito com um isqueiro comum, por exemplo, provavelmente o local ficará mais escuro por causa da fuligem gerada pela chama amarela. recomenda-se a utilização de uma chama azul.
  • Por se tratar de um material que possui marca registrada de propriedade da empresa DuPont, não é assim tão fácil encontrá-lo no mercado nacional, então desconfie de preços muito baixos.
Espero que estas dicas ajudem quem esteja procurando mais informações a respeito desde assunto, e qualquer outra dúvida é só entrar em contato que farei questão de ajudar!

Fonte: Wikipédia e arquivo pessoal.

7 comentários:

  1. Eu faço parte da estatística de pessoas que compraram ptfe, pagaram ptfe e descobriram que era só plastico. =/

    Da proxima vez taco fogo, literalmente.

    ResponderExcluir
  2. Pelo exposto, conclui-se que a colocação de uma peça de PTFE no ato da perfuração facilita a cicatrização. Mas qual é a implicação de fazer o piercing usando PTFE e após a cicatrização trocar por uma peça (idêntica) de titânio? Haverá aí um risco de rejeição mesmo após a cicatrização, uma vez que o material possui características diferentes, como o peso, por exemplo, fazendo com que a pele passe a reagir de maneira diferente também?

    Sinceramente, apesar de ser uma nova alternativa (principalmente para esconder coisas que não devem aparecer em radiografias - Rsrsrs!!!), eu vejo o PTFE como uma "suavização" da body art. Tenho para mim a imagem da modificação corporal como um procedimento que tem sua parcela de agressividade necessária, e o fato de colocar metais no corpo é uma afirmação disso. Vejo o uso do PTFE como uma espécie de "BodyMod light". Prefiro indiscutivelmente os metais, mas ultimamente eles têm me abandonado...

    ResponderExcluir
  3. phormiga: você e muitas outras pessoas! Infelizmente nem quem vende sabe realmente do que se trata!

    Gisleine: Sobre suas dúvidas, não teria problema em substituir uma jóia de PTFE por outra de titânio, desde que seu formato seja idêntico ou semelhante, porém é um pouco difícil conseguir isso quando se trata de surface bar por exemplo. Em perfurações retas, curas, etc, não há problema algum.
    Ja sobre a suavização da prática, concordo com vc... Realmente faz um certo sentido mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me indica algum site onde eu possa comprar jóias em ptfe com segurança?

      Excluir
  4. Hey would you mind letting me know which hosting company you're working with? I've loaded your
    blog in 3 different internet browsers and I must say this blog
    loads a lot quicker then most. Can you suggest a good internet hosting provider
    at a fair price? Thanks a lot, I appreciate it!
    Also visit my blog ; football transfer news chelsea

    ResponderExcluir
  5. crazy factory, tem piercings de PTFE e são de confiança já comprei lá mais do que um, enviam para todos os paises
    cumprimentos

    ResponderExcluir
  6. Oi tudo bem? Vc já comprou na crazy factory? Fiquei com medo de comprar lá pois o depósito vai pra uma conta na suíça kkk

    ResponderExcluir

Gostou? Comente. Não gostou? Comente também!