quarta-feira, 15 de abril de 2009

Antissépticos bucais podem causar câncer na boca


Quem acompanha os telejornais diariamente já deve ter ouvido esta notícia a respeito dos antissépticos bucais (ou enxaguatórios bucais, como preferirem). Segundo um estudo publicado no fim de 2008 na revista da Academia Dental Australiana, há evidências suficientes para aceitar a ideia de que enxaguatórios bucais com álcool contribuem para aumentar a taxa de câncer oral.

Agora vou explicar o porque de tratar desde assunto aqui. Quando se realiza um procedimento na área da boca (piercings, tongue spliting, etc...), normalmente os profissionais recomendam o uso de antissépticos bucais para auxiliar na assepsia e cicatrização destes procedimentos. Não que esta prática esteja errada, pelo contrário.

Os próprios dentistas somente recomendam o uso de enxaguatórios após determinados procedimentos cirúrgicos, e a colocação de um símples piercing em qualquer parte interna da boca se enquadra nestes casos, pois trata-se de um procedimento micro-cirúrgico que causa um trauma no local, necessitando assim de uma maior higiêne e assepsia no local.

O erro consiste em qual antisséptico deve ser utilizado. Normalmente um dos mais indicados é o Listerine, até por ser uma das marcas mais conhecidas do mercado, porém ele contem álcool em sua formulação, o que deve ser evitado.

Segundo o dentista Alberto Consolaro, professor de patologia da Faculdade de Odontologia de Bauru, "o álcool não é um agente causador de câncer isoladamente, mas uma enzima do organismo o transforma em acetaldeído, substância que pode alterar as células da boca e causar tumores na região".

Dr. Alberto ainda alerta para o seguinte: "o produto é um bom auxiliar na limpeza da boca, mas não deve conter álcool. As pessoas acham que um enxágue que queima a boca é melhor, mas produto bom não precisa dar essa sensação. A substância antisséptica não é o álcool".

Concluindo:

Ao realizar algum procedimento na área da boca, seja um simples piercing ou até mesmo algo mais delicado, utilize soluções antissépticas que não contenham alcool em sua formulação. O mais indicado nestes casos é utilizar o Digluconato de Clorexidina a 0,12%, que pode ser facilemente manipulado ou econtrado em farmácias (como o Periogard da Colgate, por exemplo).

Vale lembrar também que um boxexo com salmoura (água + sal marinho natural) não faz mal pra ninguém!

Fonte: Folha online. Imagem: Daily Mail.

2 comentários:

  1. Muito bom esse post!!!!
    É bom pra alertar as pessoas em relação aos enxaguantes bucais....q aliás as pessoas têm poucas informações...só conhecem o lysterine e ainda tem q ser o mais"forte" pra ser bom....
    Tanto q já ouvi falar de um cara q usa lysterine pra fazer a sombra de tattoo!!!!
    Absurdo né??!!!será q pode ocorrer complicações usando enxaguante bucal para tal procedimento?????
    Abraxxxxx......

    ResponderExcluir
  2. Helô: Olha, creio que sim, pois como foi dita acima, contem álcool. Já ouvi pessoas falarem que usam o Listerine para diluir pigmentos em pó! Vai entender, rs...

    ResponderExcluir

Gostou? Comente. Não gostou? Comente também!