quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Tatuagem x Anestesia

Observação: este artigo é meramente uma opinião. Contamos com a colaboração de todos os leitores no campo de comentários para futuramente atualizar o post com maiores informações.

Vai ano e vêm ano, sempre surge alguém (normalmente sem tatuagem) com a velha questão: tenho medo da dor, dá pra fazer tatuagem com anestesia? Aqui vão alguns motivos para não fazer:
  • A anestesia pode alterar a forma como a pele absorve a tinta, tendo um resultado de menor qualidade.
  • Há um risco pequeno porém real de ocorrer um choque anafilático ou outros tipos de reações alérgicas em pessoas pré-dispostas a tal.
  • Nenhum tatuador pode aplicar anestesia, seria algo como um exercício ilegal de profissão. Só médicos anestesistas podem aplicá-la, com o devido acompanhamento.
Além de tudo isso, na minha opinião, a dor faz parte da tatuagem, se você aguentá-la por algumas horas, terá em troca um belo desenho estampado na pele.

Obs: Não sou tatuador, sou apenas curioso. Qualquer crítica ou complemento serão bem recebidos.

Imagem retirada do site Avalon Tattoo.

34 comentários:

  1. Se não fosse a dor, haveriam muito mais tatuados arrependidos. A dor faz com que apenas quem está realmente decidido faça a tattoo...

    []'s
    Compulsivo

    ResponderExcluir
  2. fiz um complemento da tattoo q tenho no peh, e o infeliz do tatuador (sei lah se posso chama quem fez isso assim...) uso xilocaína liquida na hr de faze a tattoo... resultado: onde eu fiz a tatuagem, tah hiper vermelho... e onde eu retoquei sem a xilocaína, tah normal... só espera o tempo pra melhorar a "alergia".... (isso jah tem qse 3 meses)

    ResponderExcluir
  3. Antes de mais nada, parabéns Caveiro pelo post. Confesso que não estava muito disposto a publica-lo, pois considero tratar-se de um assunto muito complexo, porém decidi fazê-lo mesmo assim justamente para ver a opinião das pessoas a respeito do tema.

    Além do comentário da Lu Checchia, que relata claramente um dos problemas de usar anestesia na hora de fazer uma tatuagem, o Compulsivo levantou um ponto interessantíssimo a respeito do tema. Atualmente, o acesso a materiais está muito fácil, e qualquer um comprar um "kit" e sai fazendo porcaria por ai. Digo isso com toda certeza, pois pelo menos uma vez por semana alguém entra em contato comigo, seja por aqui ou pelo by-depine atrás de cursos em DVD, vídeo aulas, e etc...

    Acho que a única coisa que ainda dificulta um pouco o aumento de tatuagens mal feitas é realmente a dor, pois a tempo já deu pra perceber que a maioria das pessoas estão atrás de preço baixo, e não de algo de qualidade. Se alguém oferecer tatuagens baratas e sem dor, (mesmo o barato não combinando com isso) estamos perdidos!

    ResponderExcluir
  4. * e dai se a minha tattoo vai ficar "desbotada"?
    - com o tempo vc vai começa a odiar ela e vai querer cobrir, retocar ou retirar... ai vai gastar mais um pouco de dinheiro, normalmente o dobro do valor pago pela tattoo..

    * e esse tal "choque anafiseilaoque" se o tatuador sabe q ele pode ocorrer ele vai saber tratar...
    - eh, tlvez ele ate saiba como tratar o Choque Anafilático, mas dificilmente vc vai encontrar um stúdio de tattoo ou piercing com estrutura para tal, e menos chances ainda de um p´rofissional com conhecimetos siuficientes...

    * mas se ele aplica a anestesia e eu nao conto pra ngm, dai nao tem perigo de ngm ser preso!
    - se o "Profissional" a q vc se submeteu eh capaz de enganar a legislação vigente, o q te leva a crer q ele nao te enganou tbm? material nao esterilizado, usado em mais de uma pessoa, tintas de baixa qualidade ou misturadas com agua, falta de conecimento tecnico e artistico para tal procedimento...

    -----

    eu compartilho da opiniao dod depiné sobre a "Vulgarização" da bod mod... enquanto a gente tenta sobreviver, oferecendo o melhor pros nossos clientes, ta cheio de "Engraçadinhos" por ai afanando o nosso sustento, irresponsávelmente...

    uma mina outro dia me disse q foi recolocar um piercing no nariz q tinha caido, numa farmacia... o.O e o cara ainda deu um catéter de brinde pra ela, caso o piercing caisse denovo, pra ela coloca devolta... eu acho isso um absurdo de irresponsabilidade...

    mas esse post eh bem valido sim... acho q tu fez bem de postá-lo...

    _o/

    ResponderExcluir
  5. Concordo com tudo que foi dito aqui e agradeço ao Depiné pela confiança.

    Como diria a Rosa do Pequeno Príncipe: "É preciso que eu suporte duas ou três larvas se quiser conhecer as borboletas" ou algumas agulhadas se as borboletas forem tatuadas.

    ResponderExcluir
  6. (Como diria a Rosa do Pequeno Príncipe: "É preciso que eu suporte duas ou três larvas se quiser conhecer as borboletas" ou algumas agulhadas se as borboletas forem tatuadas.)

    iusafhsuifhsuafhskauhfskuafhaks...


    eh isso aí...

    ResponderExcluir
  7. Na comunidade do Orkut Tattoo Brazil, está tendo uma discussão interessante sobre pomadas anestésicas e tal, vale a pena ver. ;D
    O link: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=37822&tid=5374686490700904905&start=1

    ResponderExcluir
  8. olha gostei muito '
    intao eu tenhu 4 tatuagens e fui fazer uma no pé mais nao consiigo termiina pq ta doendo demais mesmo nao consiigoo de forma alguma fazer ja fuii 4 vezes mais nao consiigo termiina queria saber se tem como eu usar alguma anestesia ou alguma coisa pra aliviar a dor '

    por favoor me ajudeem '

    ResponderExcluir
  9. o problema é quando você começa a fazer uma tatuagem enorme, de um dragão, e percebe que não consegue terminar a tatuagem. terminar vai ser uma tortura horrivel. e é por isso que eu queria ajuda.

    e nao venha me dizer q é pq eu nao tenho tatuagem. pq eu tenho uma fenix do mesmo tamanho do dragão.o problema é que dependendo do local dói muito mais. vai fazer na costela pra ver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vei, to fazendo uma fenix nas costas q tem mais d um metro, eh do ombro ate qse no joelho, imensa... pega costela, e tudo.... e tenho tattoo tbm, no pé, q neh la mto agradavel de se fazer nao. rsrs porem, realment, alguns lugares doem demais... ja fiz 4 sessoes, porem ainda faltam 20, e eh foda mesmo. tenho duvida se opto pela anestesia ou nao.

      Excluir
    2. Vei, to fazendo uma fenix nas costas q tem mais d um metro, eh do ombro ate qse no joelho, imensa... pega costela, e tudo.... e tenho tattoo tbm, no pé, q neh la mto agradavel de se fazer nao. rsrs porem, realment, alguns lugares doem demais... ja fiz 4 sessoes, porem ainda faltam 20, e eh foda mesmo. tenho duvida se opto pela anestesia ou nao.

      Excluir
  10. Anonimo: Vc tem a opção de realizar o procedimento em seções, conforme vc suportar. O certo é que somente um médico anestesista tem a autorização para realizar tais procedimentos. Garanto a vc que nenhum tatuador tem esta autorização, logo se ele oferece este serviço está fazendo algo ilegal (e irresponsável).

    ResponderExcluir
  11. hmmm...

    bom, dizer que a dor faz parte da "arte" é muita estupides... coisa de gentinha msmo rs

    tenho 6 tatuagens pelo corpo, e recentemente fiz outra na parte de baixo da costela...
    A DOR FOI INSUPORTAVEL!!!! só consegui riscar e olhe lá, parece uma faca fervendo com pimenta respingando alcool em cima (nao to exagerando)
    E a dor foi desde o primeiro risquinho até o fim, nao teve "meia" dor...

    junte a dor das outras 6 todas juntas e multiplique por 30x tranquilo!!

    não quero nem pensar em pintar ela... mas sei q depois eu vou ter q sombrear e pintar

    Quem diz q "doi, mas da pra aguentar", é pq na verdade isso não é dor, e mal sabem o q estao falando...

    quero ver vcs ai, o que diriam da dor que eu senti, uma dor infernal só apareceu na minha SÉTIMA tattoo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puts nem me fale...Tenho uma pequena na nuca, doeu, mas tive vontade de fazer outra. a cai na besteira de me
      Su.
      encantar por uma fenix gigante que pega a s costas e parte da costela. Uma dor infernal, risquei ela toda em uma seção, mas agora to morrendo de medo de pintar. doi de mais nossa, suei frio , até tremer eu tremi.
      Quero pintar, mas quero tomar anestesia mesmo, não pomadinha...Mas agora to com medo que altere a cor.. O que eu faço???

      Excluir
  12. kra desculpa se for vergonha
    mas fexei o braço com um tribal
    e quis fexar o peito puxando a costela tbm
    puta merda como sou meio magro sangrou demais quase chorei quero termina-la mas nao consigo suportar essa dor infernal
    mas a xilocaina liquida alivia rasoavelmente por 2 minutos depois doi valendo
    bom usei xilocaina e as tattos ficaram perfeitas
    mas nao recomendo fazer na costela e no torax se nao fuuu...

    ResponderExcluir
  13. pode se cocolar anestesia tanto que tem um tatuador que da uma sobre a pele e nunca deu nada em ninguem e alem disso ñ sai sangue e muitos ja fizeram e nunca deu nada em ninguem e muitos aqui nunca nem ouviu falar e fala por si só sem noção mesmo

    ResponderExcluir
  14. e q anetesia e essaa anonimo???to fazendo um dragao nas costas toda e ta faltando pintar qual e o nome dessa anestesia ai??/

    ResponderExcluir
  15. concordo com o pessoal...e tambem a graça da tatuagem é a dor, digamos assim...pois vc podera exisbir uma lindatattoo e dizer com todo orgulho: eu aguentei e ela esta aqui...lindona!!! Eu tenho 7 e grandes, algumas doeu muito mesmo mas to aqui...e daqui a pouco faço mais algumas.

    ResponderExcluir
  16. Olá, eu usei na minha tatuagem nas costas um anestésico gel importado tem na www.lojaestetic.com.br pra vender... o tatuador primeiro fez o contorno de toda ela (essa parte doeu) e daí passou o anestesico pra pintar, gente fiquei espantada pois eu só sentia a vibração da máquina, dor zero!!! Muito bom, valeu mesmo o investimento pois consegui terminar ela toda em uma só sessão, ela é de 25x17cm, é bem grande, fica aí a dica, abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual o nome da pomada???

      Excluir
    2. Pode dar o nome pfvr
      obrigada

      Excluir
    3. até parece q nesse site tem esse tipo de coisa, essa guria oportunista ta aproveitando e fazendo propaganda

      Excluir
  17. usar pomada de xilocaína da alguma reação ao fazer a tatuagem ?

    ResponderExcluir
  18. Acho muito legal todo esta conversa sobre tatuagem e dor.

    Mas o que acho a verdade é que cada um tem uma sensibilidade para cada região do corpo, e sentem de forma diferente.
    Meu cunhado fez uma tatoo na costela lateral, enorme, e não sentiu muita dor, dizendo até que ficou conversando com o tatuador.
    Imaginando a mesma coisa fui fazer minha primeira, no mesmo lugar, um São Jorge estilizado e Joarez descreveu realmente o que senti ... suei em bicar e sofri só para riscar !
    Tenho que preencher a mesma e estou completamente sem coragem, mas pelo amor do que quero ter, vou continuar e aguentar, seja em uma seção dando uma de machão, seja em 10 seções.

    Mas o importante sempre vai ser: cada um tem uma sensibilidade para dor, e reage de forma particular para ela.

    E no meu ponto de vista não sei se a Xilocaína vai me salvar ou mesmo reduzir a dor que vou sentir, sabendo mesmo que sofro com isso ...rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  19. Tem um tatuador na minha cidade que usa um tipo de anestésico, agr ñ sei qual... =/

    ResponderExcluir
  20. Bom eu estou sendo prova viva dq realmente e sentir dor, hoje ( sexta-feira 19/04/2013) estou indo para a minha terceira sessao da minha tattoo, inventei de fazer um dragao que vai acima do peito ate a coxa, falar de dor e bobagem, ninguem sequer pode imaginar o tamanho dor, realmente e de se passar mal, pressao cai, vc sia frio, da tremedeira, enfim, a pior dor que ja senti em toda a minha vida. Me arrependi profundamente e so nao paro uma pq ja paguei tudo e outra pq ja tem parte pintada e pintar a dor e muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito pior. Agora nao e questao nem de gosto e sim de honra....

    ResponderExcluir
  21. galera me ajudem fiz um tribal em baixo do braço doi p caramba eu risquei ela agora vou pintar vou usar xisletesin spray sera que não dá nada? me ajudem

    ResponderExcluir
  22. olá, eu fiz uma pasta base com 30% de benzocaina e 10%lidocaina
    formulei uma receita com uma dentista e fizeram a pomada.
    paguei 95 reias para a manipulação.

    minha tatuagem foram 4 sessões, evidentemente as costas toda
    contorno não usei, e a segunda sessão também não, doeu muito ai mandei manipular
    quando usei a pomada, ele misturava na vaselina, a sensação era biliscão apenas em 2 minutos, depois voltava a dor. Na segunda tinta que ele passou por cima eu não senti absolutamente nada, apenas a vibração da maquina.

    Pra uma sessão de 4 horas, como a minha ela me ajudou muito.

    Fica a dica.

    ResponderExcluir
  23. seria bom o post. Só acho que um português melhorado seria benvindo em alguns comentários.

    ResponderExcluir
  24. Olá galera,estou lendo alguns comentários, sim com concordo tem pessoas com mais sensibilidade em algumas partes do corpo..
    Tenho um dragão no braço direito de 30 centímetros confesso doeu pouco
    ( suportável)
    Tenho um realismos na braço direito tbm lado interno senti um pequeno incômodo perto do pulso duração 5:00 de seção...
    Tenho um olho iluminate de 49 centímetros na panturrilha esquerda obs
    ( dormir 2 vezes na maca 6:00 de seção) kkkk. A mão do tatuador era levíssima..
    Tenho um marinheiro realismos preto e cinza ( essa confesso dou mas foi com ajuda de um anestésico liquido ) duração dá sessão 8:30 seguida..
    Resumindo cada pessoa reagi de uma forma..O anestésico liquido ajuda sim aliviar na hora da pintura onde incomoda mais...
    Mais penso assim sem dormir sem satisfação...
    Agora estou fechando o braço esquerdo todo com realismos fundo do mar
    (Claro com ajuda do anestésico liquido)
    Abraços galera espero ter ajudado...
    Obs ( nada de usar anestésico injetável, isso pode matar)
    Se cuidem e boas dores..Kkkkk
    Abraços djcesarmaxx

    ResponderExcluir

Gostou? Comente. Não gostou? Comente também!