Stelarc, codinome do cipriota de nascença Stelios Arcadiou, 61, quer no futuro implantar um microfone próximo à orelha, para captar o que estiver sendo "escutado".
O implante do órgão, nesse caso uma prótese feita de cartilagem humana, causou reações de cirurgiões, que questionaram a realização da operação, já que ela não tinha necessidade clínica.
Stelarc utiliza o próprio corpo como plataforma para os seus trabalhos, que mesclam instrumentos médicos, próteses, biotecnologia, elementos de robótica, sistemas de realidade virtual e internet.
O artista já suspendeu seu corpo por cabos de aço, amplificou ondas cerebrais, operou uma terceira mão robotizada e filmou seus pulmões e estômago.
Stelarc disse que precisou de anos para encontrar um cirurgião disposto a realizar o implante da orelha.
Polêmica
Seu mais recente trabalho foi apresentado à audiência britânica em um centro cultural em Newscastle.
"Isto vai provocar reações. Há muita gente que perdeu a orelha em acidentes e que não consegue substituí-la facilmente. Este tipo de reconstrução é cara", disse o cirurgião Francis Wells, que já trabalhou com o artista em outro projeto.
ma dessas vozes foi a da modelo Sasha Gardner, que nasceu sem uma das orelhas e teve de implantá-la.
"Ele (Stelarc) vê isso como arte, mas eu pessoalmente acho ofensivo. É um assunto muito sensível para as pessoas."
Já o médico David Gault, da Associação Britânica de Cirurgiões Plásticos Estéticos, disse que a publicidade criada pelo artista pode ser positiva.
"(A performance) pode trazer benefícios se levar pacientes a procurar uma ajuda que não imaginavam que existia", ele afirmou.
Fonte: BBC BrasilPs.: O nome da tela que ele esta fazendo na segunda imagem, com o auxílio de um braço biônico, e "EVOLUTION"... Sujestivo não, rs...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou? Comente. Não gostou? Comente também!