sábado, 14 de junho de 2008

Horiyoshi III - Irezumi e Tebori.


O vídeo acima mostra uma técnica chamada Hirezumi, ou Tebori, feita pelo mestre Horioshi III. Para iniciar esse assunto, vale destacar que este tipo de trabalho é tratado de uma maneira diferente as tatuagens modernas.

Os trabalhos de Irezumi normalmente são grandes e cobrem grandes partes do corpo, porém são feitos para ficarem escondidos sob a roupa. Já uma tatuagem moderna normalmente é feita em locais mais visíveis, e tem um apelo completamente estético.

A história do Irezumi pode ser dividida em 3 diferentes períodos. De 300 a.C a 250 d.C, durante o período Yayoi essas marcas eram consideradas um símbolo de status. Já no período Kofun, (250 a 528 d.C), os criminosos eram punidos com marcações em sua pele, porém mesmo assim essa técnica começou a se desenvolver paralelamente com o status de arte. Muito mais tarde, na era Meiji (1868 - 1912) a pratica do Irezumi passou a ser considerada uma coisa bárbara e inadmissível, pois o país passava por um período de abertura para o restante do mundo. Vários artistas foram expulsos de seu país, e os poucos que tentavam resistir eram obrigados a se deslocarem constantemente, normalmente para a periferia, para evitar que fossem capturados e presos.

Nessa época, a maioria desses artistas foram parar na cidade portuária de Yokohama, que era um reduto de mercadores e marinheiros estrangeiros, praticamente esquecida pelas autoridades. Esses mesmos marinheiros foram os responsáveis pela divulgação do Irezumi ao redor do mundo logo após a segunda guerra mundial, o que acarretou na legalização desta prática no país.
Mestre Horioshi III.

Agora vamos voltar a falar do artista mostrado acima. Apesar de se chamar Horioshi III, ele não é filho de Horioshi II. Nascido com o nome de Yoshihito, ele se tornou um ajudante do grande mestre, e posteriormente seu discípulo, praticando as técnicas aprendidas em suas próprias pernas. Em 1979 ele foi reconhecido como mestre, recebendo o prefixo honorífico "hori", utilizado pelos grandes mestres do Irezumi, que significa literalmente "gravar"ou "esculpir". Atualmente com 61 anos de idade, ele ainda continua desenvolvendo sua técnica.

A técnica do Irezumi se chama Tebori, que significa "mão talhadora", e normalmente é um pouco mais dolorida do que aquelas feitas com maquinas elétricas. O Tebori é feito com uma espécie de "escova de agulhas", que é molhada na tinta e impulsionada sobre a pele, introduzindo assim o pigmento. Por se tratar de uma técnica completamente manual, ela é bem mais demorada, e por conseqüência também mais dolorida.
Agulhas utilizadas no Tebori. Clique para ampliar.

Horioshi compara a prática do Tebori com o Beisebol, onde pode se utilizar uma maquina para arremessar a bola ao invés de um ser-humano, porém o resultado obtido nunca será o mesmo. O Tebori atinge um resultado muito mais suave, que dificilmente é atingido utilizando uma maquina elétrica.

Já a escolha do desenho também tem suas particularidades. Normalmente o cliente expressa sua idéia e o próprio mestre se encarrega de fazer o desenho, diretamente na pele, sem a escolha de um modelo já pronto, o que torna este tipo de trabalho ainda mais exclusivo. Além disso, é necessário que haja uma relação total de confiança entre o mestre e o cliente, pois assim como a tatuagem tradicional, esta técnica também é irreversível.

Para finalizar, quanto questionado sobre a dor, Horioshi responde:
"Você só saberá do que se trata se submetendo a ela."
Fontes: Wikipedia , YouTube e PingMag

2 comentários:

  1. perfeitoooo!

    Amei o trabalhooo, quero umaaa!

    UAhhsa

    Bem que vc podia fazer isso tb neh depi!?

    asusuhhusa

    brinks

    Post perfeitoo

    Beijoo

    ResponderExcluir
  2. Vix... Isso deve da uma dor nas costas, rs...

    ResponderExcluir

Gostou? Comente. Não gostou? Comente também!