quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Beleza africana

Clique em qualquer imagem para salvá-la.

Estas mulheres acima pertencem ao povo Mursi, um grupo étnico ainda muito primitivo, composto de 4 a 5 mil indivíduos e localizados no sudoeste da Etiópia, na região do rio Omo.

Antigamente, as mulheres Mursi eram as preferidas dos mercadores de escravos. Com o objetivo de fugir destes mercadores, os Mursi impuseram a prática de perfuração do lábio inferior para as mulheres da tribo, uma vez que assim deformadas perderiam o valor para este tipo de comércio.

Com o passar do tempo, os homens da tribo não só se habituaram à deformação da companheira, como passaram a admirar o seu novo visual, a ponto de considerar tal procedimento indispensável sobre o fascínio feminino que suas mulheres exerciam.

Com exceção das mulheres idosas, dificilmente se vê uma Mursi sem o prato labial, pois é considerado um gesto descortês e mal-educado apresentar-se em público com os “lábios vazios”, sobretudo diante de estranhos.

Leia mais aqui.

Imagens: Funtasticus.

3 comentários:

  1. Interessante! E realmente faz sentido... =]

    ResponderExcluir
  2. phormiga: realmente... Eu sabia que havia uma história por traz destes adornos, mais só descobri qual era ao pesquisar para fazer o post!

    ResponderExcluir
  3. PERFEITO!!!!
    Muito bom saber a origem daquilo com q se trabalha...
    Vou colocar uma foto de uma mursi no studio...roots
    bjss..

    ResponderExcluir

Gostou? Comente. Não gostou? Comente também!