quarta-feira, 24 de junho de 2009

Modificação Corporal e suas Origens. Lip Plate

Definição:
Lip Plate é uma placa inserida no lábio, tanto inferior quanto superior, também conhecido como big Labret, Botoque ou Tembetá. Geralmente tem o formato circular, porém, por experiência própria, dependende do tamanho é mais confortavel o uso de uma peça oval.
Antigamente eram feitos apenas de barro ou madeira, porém agora existem peças de PTFE
(PoliThetraFluorEthileno), acrílico, delrin, aço cirurgico, titanio, entre outros menos utilizados.

Existem muitos relatos de seus surgimento, porém os primeiros indícios encontrados são em Kamchatcka, Mesoamérica, Irã, Balcãs, Sudão e Equador. Derivada dos povos primitivos, esta prática é mantida apenas por algumas tribos africanas e brasileiras.

Uso:
Na África, o uso do lip plate no lábio inferior, é combinado com a retirada de 2 dentes frontais inferiores. Em grande parte dos idosos o tamanho do ornamento é um sinal de importância econômica e social, em algumas tribos.

Entre os Surma e Mursi, tribos do Vale do Rio Omo, na Etiópia, cerca de 6 a 12 meses antes do casamento da mulher, o lábio é perfurado por ela mesma. Nesta época, tem entre 15 a 18 anos de idade. Seu lábio é cortado com um diâmetro em torno de 20mm, onde uma simples peça de madeira é inserida e após 2 a 3 semanas a jóia é substituida por uma peça com cerca de 40mm de diâmetro, que será seu primeiro prato feito em argila. Cada mulher produz artesanalmante sua própria peça, e isso é motivo de orgulho. Algumas mulheres chegam a usar pratos entre 80mm a 160mm, porém após o casamento muitas interrompem o uso, e deixa seu lábio retrair.

Em algumas tribos amazônicas e do xingu os jovens tem por tradição perfurarem seus lábios quando deixam de ser tratados pelas mulheres e entram na casa dos homens. O lip plate para eles tem importantes associações com cantos, oratórias e guerra. Os maiores lip plates são usados pelos maiores oradores e chefes de guerra, um grande exemplo disso é o famoso Raoni, da tribo Kayapó.

Na América do Norte, entre os Haida, Tsimshian e Tlingit, o lip plate simboliza maturidade social, indicando que uma menina se transformou em uma mulher. Sua primeira perfuração é comemorada com um grande banquete.

Tribos conhecidas:
  • Mursi e Surma (Suri): Mulheres da Etiópia. Os homens Suyás, no brasil. As Saras, mulheres do Chade (usavam Lip Plate até adécada de 1920).
  • Os Makondes da Tanzânia e de Moçambique (usavam até poucas décadas atrás, porém apenas no lábio superior).
  • Os Botocudos, costas brasileiras (em alguns séculos atrás os homens e mulheres desta tribo usavam o lip plate).
  • Aleúte, Inuit e outros povoso indígenas do norte do Canadá e Alasca, mais conhecidos como Esquimós, usavam grandes lip plates, porém seu uso foi esquecido no século XX.
  • Algumas tribos como Zo-E no Brasil, Nuba no Sudão e Lobi na Africa ocidental usavam ornamentos nos lábios que são cumpridas e não muito largas, como estacas.
  • Hoje em dia, algumas pessoas do movimento Moderno-Primitivo, adotaram o uso de Big Labrets e Lip Plates por diferentes Razões.
_______________________________________________________

Este vídeo pode ser considerado uma grande raridade, nem ao menos sabe-se se esta mulher ainda é viva. Os maiores Plates já registrados.


Imagem: Allposters.co.uk.

4 comentários:

  1. Clap, clap, clap.
    Parabéns pelo post, Rafa.
    Adorei, somos nozes.

    ResponderExcluir
  2. Plates, plates, plates
    Não some, mano! D=

    ResponderExcluir
  3. pode cre...

    numa pesquisa q fiz sobre alargadores, eu achei bastante coisa, mas as infos q tu pôs ai, sao bem mais detalhadas..

    _o/

    curti, curti...

    ResponderExcluir
  4. Muuuito bom, informação massa, vlw!

    ResponderExcluir

Gostou? Comente. Não gostou? Comente também!