sábado, 9 de agosto de 2008

Statim. Um novo conceito em autoclave.

Para saber mais, clique na imagem.

Se você ainda não ouviu falar nestes novos modelos de esterilizadores intitulado pelo próprio fabricante de "cassette autoclaves", não se preocupe, pois até ontem eu também não tinha idéia da existência desde produto!

Numa primeira olhada, a Statim não se assemelha em nada com as autoclaves tradicionais, e realmente ela possui algumas particularidades que a torna muito mais prática, simples e rápida.

Os materiais são dispostos dentro de cartuchos encontrados na parte dianteira do equipamento, semelhante a uma gaveta. Após isto, basta colocar novamente o cartucho no local, escolher o ciclo e pronto! Simples assim...

Ela oferece ainda a opção de escolher o modo de esterilização mais adequado para diferentes tipos de materiais, ajustando a temperatura e o tempo mais apropriado para cada caso. Estes ciclos são os seguintes:
  • Instrumentos não embalados (Unwrapped Instruments) - Neste ciclo o material é disposto dentro da gaveta e o processo é realizado numa temperatura de 135°C ou 132°C, pelo tempo de 6 ou 9 minutos, respectivamente.
  • Materiais embalados (Wrapped) - Os materiais são colocados no recipiente já devidamente embalados, e o ciclo é realizado a uma temperatura de 135°C ou 132°C, durante 14 ou 17,5 minutos.
  • Borracha/Plástico (Rubber/Plastic) - Estes materiais mais delicados são esterilizados a uma temperatura de 121°C, com tempo variável entre 18,5 a 23 minutos.
  • Materiais resistentes não embalados (Heavy duty unwrapped) - Materiais mais difíceis de serem esterilizados são processados num ciclo de 11.5 minutos, a uma temperatura de 132° C.

Levando em conta o ciclo que apresenta o maior tempo (23 minutos), ela leva uma grande vantagem perante as autoclaves convencionais, que realizam o ciclo completo (aquecer, estabilizar, esterilizar e secar) em aproximadamente 50 minutos. Isto ocorre por causa do seu sistema exclusivo de câmara em forma de cartucho, que após acoplada ao aparelho, retira todo o ar presente antes de iniciar o processo de esterilização, o que acaba reduzindo o tempo de secagem do material por causa da ausência de condensação.

Para entender um pouco mais o processo realizado pela Statim, assista o vídeo abaixo (em inglês):

Fonte: Piercing.org e Statim

5 comentários:

  1. realmente nao é nada semelhante com o estudio que costumo frequentar...
    parece ser muito mais pratico...^^

    ResponderExcluir
  2. O precinho não é muito agradável, rs...

    O modelo 200 custa $6,900.77 (11,900,00 Reais, aproximadamente)

    Já o modelo 500 $8,974.24 (15,500,00 Reias)

    Ainda um pouco caro para a realidade do terceiro mundo, rs...

    ResponderExcluir
  3. Vale lembrar que a Statin é um método que não possui validação .

    Deve ser usada em casos extremos (pinça que caiu ao chão e não pode ser substituída no ato da cirurgia).

    O material não sofre secagem saindo molhado.

    O transporte do cassete oferece riscos de contaminação.

    O tempo de esterilização é abaixo do recomendado (07 minutos) pela Anvisa.

    O tempo de exposição não oferece margem de segurança.

    ResponderExcluir
  4. e boa mais bem cara ana

    ResponderExcluir

Gostou? Comente. Não gostou? Comente também!