sábado, 9 de agosto de 2008

Statim. Um novo conceito em autoclave.

Para saber mais, clique na imagem.

Se você ainda não ouviu falar nestes novos modelos de esterilizadores intitulado pelo próprio fabricante de "cassette autoclaves", não se preocupe, pois até ontem eu também não tinha idéia da existência desde produto!

Numa primeira olhada, a Statim não se assemelha em nada com as autoclaves tradicionais, e realmente ela possui algumas particularidades que a torna muito mais prática, simples e rápida.

Os materiais são dispostos dentro de cartuchos encontrados na parte dianteira do equipamento, semelhante a uma gaveta. Após isto, basta colocar novamente o cartucho no local, escolher o ciclo e pronto! Simples assim...

Ela oferece ainda a opção de escolher o modo de esterilização mais adequado para diferentes tipos de materiais, ajustando a temperatura e o tempo mais apropriado para cada caso. Estes ciclos são os seguintes:
  • Instrumentos não embalados (Unwrapped Instruments) - Neste ciclo o material é disposto dentro da gaveta e o processo é realizado numa temperatura de 135°C ou 132°C, pelo tempo de 6 ou 9 minutos, respectivamente.
  • Materiais embalados (Wrapped) - Os materiais são colocados no recipiente já devidamente embalados, e o ciclo é realizado a uma temperatura de 135°C ou 132°C, durante 14 ou 17,5 minutos.
  • Borracha/Plástico (Rubber/Plastic) - Estes materiais mais delicados são esterilizados a uma temperatura de 121°C, com tempo variável entre 18,5 a 23 minutos.
  • Materiais resistentes não embalados (Heavy duty unwrapped) - Materiais mais difíceis de serem esterilizados são processados num ciclo de 11.5 minutos, a uma temperatura de 132° C.

Levando em conta o ciclo que apresenta o maior tempo (23 minutos), ela leva uma grande vantagem perante as autoclaves convencionais, que realizam o ciclo completo (aquecer, estabilizar, esterilizar e secar) em aproximadamente 50 minutos. Isto ocorre por causa do seu sistema exclusivo de câmara em forma de cartucho, que após acoplada ao aparelho, retira todo o ar presente antes de iniciar o processo de esterilização, o que acaba reduzindo o tempo de secagem do material por causa da ausência de condensação.

Para entender um pouco mais o processo realizado pela Statim, assista o vídeo abaixo (em inglês):

Fonte: Piercing.org e Statim

6 comentários:

  1. realmente nao é nada semelhante com o estudio que costumo frequentar...
    parece ser muito mais pratico...^^

    ResponderExcluir
  2. O precinho não é muito agradável, rs...

    O modelo 200 custa $6,900.77 (11,900,00 Reais, aproximadamente)

    Já o modelo 500 $8,974.24 (15,500,00 Reias)

    Ainda um pouco caro para a realidade do terceiro mundo, rs...

    ResponderExcluir
  3. Vale lembrar que a Statin é um método que não possui validação .

    Deve ser usada em casos extremos (pinça que caiu ao chão e não pode ser substituída no ato da cirurgia).

    O material não sofre secagem saindo molhado.

    O transporte do cassete oferece riscos de contaminação.

    O tempo de esterilização é abaixo do recomendado (07 minutos) pela Anvisa.

    O tempo de exposição não oferece margem de segurança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Walkiria perhaps did not know that the STATIM was extensively tested and validated as a general purpose steam autoclave before approval in over 90 countries.

      General purpose means it meets the same standards as any other modern approved autoclave, and can be used for wrapped and unwrapped loads, which include filtered air drying.

      Drying is not required for immediate use. The automatic drying phase may be interrupted at any time after sterilization.

      The cassette is designed for aseptic transportation of sterilized contents, which are maintained sterile inside an impervious metal chamber.

      The programmed sterilization time is proven effective at less than half of the time of 3.5 minutes at 132-135°C in testing for medical device approval, which is common for modern clinical autoclaves.

      The exposure time provides a 10^12 thermal death count, a trillion to one microbe reduction as a margin of safety, which is a million times the required margin of safety of 10^6 for sterilization.

      O=== -O

      Walkiria talvez não soubesse que o STATIM foi extensivamente testado e validado como uma autoclave a vapor de uso geral antes da aprovação em mais de 90 países.

      Uso geral significa que atende aos mesmos padrões de qualquer outra autoclave moderna aprovada e pode ser usado para cargas embaladas e não embaladas, que incluem secagem com ar filtrado. A secagem não é necessária para uso imediato. A fase de secagem automática pode ser interrompida a qualquer momento após a esterilização.

      O cassete é projetado para transporte asséptico de conteúdos esterilizados, que são mantidos estéreis dentro de uma câmara de metal impermeável.

      O tempo de esterilização programado é comprovadamente eficaz em menos da metade do tempo de 3,5 minutos a 132-135°C em testes para aprovação de dispositivos médicos, o que é comum em autoclaves clínicas modernas.

      O tempo de exposição fornece uma contagem de morte térmica de 10^12, uma redução de um trilhão para um micróbio como margem de segurança, que é um milhão de vezes a margem de segurança exigida de 10^6 para esterilização.

      Excluir
  4. e boa mais bem cara ana

    ResponderExcluir

Gostou? Comente. Não gostou? Comente também!